sábado, 19 de fevereiro de 2011

Semelhante às formigas

"Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!" Filipenses 2.5-8 (NVI)
Lendo um dos livros mais fascinantes que já encontrei (Por esta cruz te matarei - Bruce Olson - Ed. Vida), li sobre uma lenda que o povo motilone, da divisa com a Colômbia e Venezuela, possuía e foi utilizada pelo missionário afim de comunicar-lhes sobre Cristo.


       "De repente, lembrei-me de uma de suas lendas, a respeito de um homem que se transformara numa formiga. Ele estivera sentado num trilho, atrás de uma caça, e notara algumas formigas construindo a casa. Ele queria ajudá-las a construir uma boa casa, igual à dos motilones, por isso começou a cavar o solo. Mas, porque ele era tão grande e desconhecido, as formigas se amedrontaram e fugiram.
        Então, milagrosamente, ele se transformou numa formiga. Pensava como formiga, assemelhava-se a uma formiga e falava a linguagem de uma formiga. Viveu com as formigas e elas chegaram a confiar nele.
        E, um dia, ele contou a elas que realmente ele não era formiga, mas sim, um motilone, e que tentara, certa vez, ajudá-las a construir a sua casa, porém as assustara.
        As formigas disseram algo parecido como: Você está brincando? Era você? E elas riram, porque ele não se parecia nada com aquele ser tão grande e amedrontador que estivera removendo a terra.
        Então, naquele momento, ele voltou a ser motilone, e começou a trabalhar a terra no formato de uma casa igual à dele. Desta vez as formigas o reconheceram e deixaram que ele fizesse o seu trabalho, porque sabiam que ele não lhes faria mal algum. Essa é a razão por que, segundo a lenda, as formigas têm formigueiros semelhantes às casas dos motilones.
        À medida que a história ia passando pela minha mente, pela primeira vez, vi e compreendi a lição: se alguém for grande e poderoso, precisa tornar-se pequeno e fraco, a fim de trabalhar com os outros seres que são mais fracos. Era um paralelo perfeito para aquilo que Deus fizera em Jesus.
        (...) Então peguei a frase, transformou-se numa formiga, e usei-a para a encarnação. - Deus está encarnado no homem - eu disse.
         Eles ficaram assombrados. Em seguida um silêncio muito tenso. A ideia de que Deus tornara-se homem os abismara."
"Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. Antes vocês estavam separados de Deus, e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu." Colossenses 1.19-23 (NVI)
Essa é a mensagem do Deus que se tornou homem para reconciliar consigo todas as coisas.


A Ele toda honra e glória pelos séculos dos séculos, e que toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, pra glória de Deus Pai. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário